Tome vinho e melhore sua saúde!

Quem diria que uma médica com doutorado iria te dizer que beber faz bem! Parece loucura, não é mesmo? Mas eu digo que sim, sem receios!

Pois saiba que o consumo de vinho tinto está associado a redução da mortalidade e das hospitalizações em função de Doenças Arteriais Coronárias.

Rico em antioxidantes, o vinho reduz a pressão, controla o colesterol e previne doenças cardíacas. Uma pequena quantidade de vinho diária promove elevação de cerca de 12% nos níveis de HDL (o colesterol bom!) semelhante  à encontrada com a prática de exercícios.

Pesquisadores da Barts and the London School of Medicine e a Queen Mary University in London acreditam terem descoberto a razão disso tudo: é que os antioxidantes do vinho ajudam a controlar uma proteína de nome endotelin 1, que está relacionada na formação de sinais precoces de doenças arteriais, como as camadas gordurosas nas paredes das artérias.

E, mais: os pesquisadores descobriram que os vinhos tintos, os Cabernet Sauvignon, são os melhores nisso!

Mas, calma! Não vá deixar de fazer atividade física e sair tomando garrafas de vinho, por aí! O resultado, claro, não será benéfico! Até porque o consumo de álcool superior a 20 gramas por dia é responsável pelo aumento na incidência de hipertensão arterial, sendo essa uma das patologias cardiovasculares mais frequentes.

Então, você já aprendeu: vinho faz bem ao coração, mas cuidado para não abusar!